sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Ciência médica/social

Vamos lá. Não sei nem por onde começar com esse amontoado de idéias na minha cabeça...
Vou falar sobre doenças, é, é isso!

Hoje, no meu ginecologista resolvi pedir pra fazer o exame de HIV. Isso é uma coisa marcante na minha vida, ainda mais quando ele falo: Eu já vi gurias darem pra mais de 10 caras sem camisinha e não ter o vírus, se tu tiver és muito azarada.
Azar?! Não não.
Chegando em casa contei a notícia bizarra da idéia de fazer o teste para minha mãe, ela me olhou com uma cara estranha e disse: O que tu andou fazendo?!
Essa ignorância (incluo a minha mãe nisso) destrói o mundo. Quantidades infinitas de preconceitos que são enfrentados por pessoas soro positivo, exige muita força.
Mas queria saber o porque... Dai pensei e cheguei numa conclusão: Eles pensam que HIV tem grupo de risco, ou seria, homossexuais.
Partindo dai me explica, e essas mulheres bem-sucedidas, pegam HIV da onde mesmo?! Essas manicures baratinhas e sem esterilização serviria de resposta?!
É, HIV não tem mais grupo de risco...
Continuei pensando o porque de tanto preconceito e surgiu outra pergunta: Esse vírus é tratado como uma "sentença de morte" e então porque o índice de mortalidade é menor que o por tiro de bala perdida mesmo?!
Pois é, ultimamente não é um vírus que apenas baixa a imunidade que vai acabar com a tua vida mais cedo... e sim esse bando de marginal desocupado!
Agora para e pensa: Será que demos o valor necessário para nossa vida?
Se não deu, ta na hora, porque eu digo, é realmente um milagre estar vivo nesse mundo aonde nem meteoro nem HIV mais são os problemas... e sim essa galera "brincando de matar com arma de brinquedo".

Só espero não ter HIV.

Um comentário:

Michelle disse...

Te apoio total, eu fiz o exame ano passado no dia mundial da AIDS :) foi legal! E sem duvida que este mundo esta cheio de preconceitos, estou cansada de pessoas ignorantes! Adorei a comparacao no final, e excelente conclusao :)
Tu viu o protesto que os estudandes de medicina fizeram hoje?? Eu meio que entrei no meio hehe, tri louca!