terça-feira, 28 de outubro de 2008

Todo um blá blá blá

O DNA do camundongo é 80% igual ao do ser humano. Dos genes que restam, 19% são muito parecidos e apenas 1% traz alguma diferença considerável. Ou seja, acabam de descobrir aquilo que a gente já sabe há anos: homens são ratos.
A expectativa é que isso tudo ajude a descobrir melhor o genoma da raça humana e, conseqüentemente, a combater de maneira mais eficaz doenças como o estelionato e a cleptomania.
Não é preciso perder muito tempo em laboratórios para entender a humanidade. Basta observar em volta. Com um olhar um pouco mais criterioso, você vai perceber que existem homens-rãs, homens-macacos e até homens-veados. Tem uns caras que são uns cavalos, outros que são umas raposas. E tem mais: antas, cachorros, morcegos... A fauna toda. Muita gente procura nessa identidade a explicação do seu comportamento social: "trabalhei que nem um camelo", "bebi feito uma cabra"...
Homens-jumentos conheço vários. Alguns chegam a ser umas mulas, outros são apenas burros, mas a característica comum é a mesma: dificuldade de assimilação de informações que necessitem raciocínio lógico.
Aqui no sul há muitas histórias envolvendo homens e animais, mas tudo não passa de lenda. Muitas vezes inventam coisas por pura inveja, só porque somos um povo educado, com um talento natural para reconhecer e apreciar as belezas do sexo feminino, de qualquer raça. Dizem que o dito popular "nem toda mulher é vaca, mas toda vaca é mulher" vem da cultura tradicional do Rio Grande do Sul. Eu sinceramente acho que isso é intriga... O homem gaúcho NUNCA faria uma grosseria dessas...
E por falar em mulher, todos sabem que existem mulheres-galinhas. Algumas são umas cadelas. As víboras são as mais perigosas, é preciso tomar cuidado. O segredo é saber levar na conversa para que elas nunca fiquei umas araras, que é o estágio final do descontrole feminino, antes do caos total.
As feias geralmente são marcadas por epítetos infames como Baleia, Jaburu ou Dragão, que é uma figura mitológica, mas não deixa de ser um bicho.
Deve ter lá a sua espiral de DNA também.
E bem possível que os cientistas ainda encontrem várias surpresas remexendo nos cromossomos do reino animal. Eu tenho visto muita coisa interessante nessa área e, apesar de não ser nenhuma autoridade no assunto, estou pensando em escrever um livro de auto-ajuda com fotos de bichinhos e umas frases simpáticas, pra levantar o astral... Já lançaram?
Eu chego sempre tarde! Devo ter algum gene recessivo de tartaruga.